terça-feira, 13 de setembro de 2011

SAÚDE

As recentes notícias sobre a Portaria nº 1.973, de 18 de agosto de 2011, assinada pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha, que suspendeu, a partir de julho de 2011, a transferência de incentivos financeiros referentes à Estratégia Saúde da Família, no município de Itapecuru Mirim, soou como música para os ouvidos da oposição ao prefeito. Tal suspensão deve-se a irregularidades constantes no Relatório de Fiscalização do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, especialmente no que tange ao descumprimento da jornada de trabalho de 40 horas semanais dos profissionais vinculados às equipes de Saúde da Família. E agora, como fica o atendimento à população? Lembrem-se: o dinheiro tem origem nos impostos que a população paga. Junior Marreca com a palavra, e é bom prefeito que se tenha uma boa explicação para isso.

ENEM I

O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, divulgou nesta semana o seguinte resultado: 63,64% das escolas estão reprovadas. Noventa e nove por cento delas são escolas públicas. Isso prova a ineficácia da rede pública de ensino para lidar com a Educação em todos os aspectos, mas, demonstra que a rede particular de ensino já encontrou uma solução para educar e preparar, de fato, os estudantes para a vida, ao contrário da concorrente. Diante da falta de noção e atuação competente, o inerte e caduco Estado Brasileiro, com certeza, morrerá “burro”. Parece que continuamos partindo do nada para lugar nenhum.

ENEM II

Essa história de que os números apontam uma melhora, mas, ainda estamos longe do ideal é falácia, consolo, triste justificativa para a falência do sistema educacional brasileiro. Sem educação só há barbárie, não há desenvolvimento.

ENEM III

Pior serão esses números refletidos no Estado das Maravilhas de Alice, o Maranhão.

ENEM IV

Educação é coisa séria. Infelizmente, nossas autoridades não sabem disso.

PALAVRA DE VEREADOR

“Repito aqui todas as vezes que falo em orçamento que nunca tive a oportunidade de debater com a sociedade”, do vereador Raimundo Índio do Brasil Bandeira de Melo, quando falou do Projeto de Orçamento para 2012 do Executivo, que deve chegar a Câmara nos próximos dias para análise. E o que me espanta é que com ou sem debate todas as vezes o orçamento é aprovado, sem nenhuma preocupação, talvez porque já chega com pedido de urgência urgentíssima, como de praxe.

POLÍTICA I

Uns vereadores tentam viabilizar suas candidaturas ao cargo de prefeito, outros, a qualquer custo, ao cargo de vice-prefeito. Será que está tão difícil assim o retorno àquela Casa? Ou porque até na política existe a condição de funcionários de carreira? O cidadão não é obrigado a votar nas figuras repetidas da política local, entendendo ser eles a solução para os problemas do município.

POLÍTICA II

Depois da confusão causada pelo aumento da taxa de iluminação pública, aprovada pela maioria dos vereadores, admiro a coragem deles na corrida para 2012. Mas, tenham certeza, o cidadão itapecuruense saberá reconhecer, nos palanques, seus algozes.

POLÍTICA III

E por falar em 2012, José Luiz Maranhão será candidato a prefeito de Itapecuru Mirim. Nada, nada mesmo, será como antes.

ABSURDO

Dia desses ao atravessar a faixa de pedestres existente entre a Praça da Cruz e a Praça Gomes de Sousa, tentei me abrigar no passeio público (Praça Gomes de Sousa). Mas, ao final da faixa, me deparei com uma das barracas de lanche que ficam montadas ali o dia inteiro, ocupando o lugar do cidadão. Um verdadeiro absurdo. Só que, ao contrário das autoridades, não me finjo de cego, surdo ou mudo.

CONTAS

Relatórios da prestação de contas da administração Junior Marreca, exercício 2010, estão à disposição de qualquer cidadão no plenário da Câmara Municipal. O cidadão pode ter acesso às informações, antes que a prestação de contas seja aprovada pelos vereadores, aprovada ou rejeitada pelo Tribunal de Contas e/ou denunciada possíveis irregularidades pelo Ministério Público.

O POVO QUER SABER

O povo quer saber: Será que o asfalto prometido pela Prefeitura terá longa duração, pelo menos até a próxima administração? Enquanto o asfalto não chega, as crateras da Avenida Gomes de Sousa e outras espalhadas pela cidade só aumentam.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário