quarta-feira, 28 de março de 2012

SUJEIRA

Enquanto o prefeito respira os ares patagônicos na Argentina, a sujeira se acumula nas ruas. São montanhas e montanhas de lixo. O efeito contrário das ações da atual administração para a cidade, se eram ruins, ficarão piores. População, de olho nos nossos “representantes”.

ASFALTO

Com todas as falhas possíveis e imagináveis, e sem precisar a durabilidade, o asfalto tem chegado a algumas ruas de Itapecuru Mirim, amenizando o intenso sofrimento da população. Entretanto, na rua Mariana Luz, centro da cidade (próximo a Câmara Municipal), local das famosas bananeiras plantadas nas crateras, especialmente para o prefeito Junior Marreca, o problema crônico ainda persiste. Não consigo entender as prioridades da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, nem a “força” dos vizinhos ilustres: os vereadores.

SOMANDO...

Ruas esburacadas, unidades de saúde com atendimento precário, escolas com problemas estruturais e pedagógicos, assistência social falida, salários atrasados, obras inacabadas, administração em estado de inércia...

MAIS...

População triste, desassistida, implorando por respeito, dignidade e qualidade de vida...

É IGUAL...

A um município pobre, esquecido, minimizado pelo descaso.

REFLEXÃO

Para essa conta, cabe uma reflexão por parte de nós cidadãos.

POR ONDE ANDAM...

Enquanto traillers, barracas, cadeiras, bancas de lojas e até de revistas, entre outros, obstruem os passeios públicos (calçadas) da cidade, atropelando o direito do cidadão e o Código de Postura do Município, por onde andam nossas “autoridades”? A Justiça, especialmente o Ministério Público? Se o problema é apenas uma denúncia, tomem esta lembrança como uma e ajam.

CEMITÉRIOS

Em Sucupira, administrada pelo prefeito Odorico Paraguaçu, de “O Bem Amado”, a inauguração de um cemitério tornou-se um problema: Ninguém morria para o grande evento. Hoje, em Itapecuru, tão pobre quanto a pequena Sucupira da ficção, o problema é outro: é impossível encontrar um espaço no cemitério municipal para enterrar alguém, sem perturbar o descanso eterno dos que lá se encontram. Aliás, os cemitérios daqui estão a cara da cidade: uma vergonha. Esperamos que o prefeito Junior Marreca não dê uma de Odorico Paraguaçu, decretando que não haja mais defuntos na terra de Mariana Luz e Gomes de Sousa, até que se resolva o problema.

BATE-BOCA

Os vereadores Samoel Campelo (PHS) e José Carlos Gomes Rodrigues Junior (PSDB), o Carlinhos, quase foram as vias de fato após intenso bate-boca ocorrido no plenário da Câmara Municipal, tendo como testemunha a população. O motivo: apartes feitos por Carlinhos nos discursos de outros vereadores quando tratavam do assunto transporte escolar, e criticavam que ainda tem alunos sem frequentar a escola por causa da ausência do transporte. Era Carlinhos no ataque e Samoel na defesa. Enquanto eles se desentendem, o povo sofre pelo desamparo e pela insignificância do trabalho, resultante da incompetência dos que dizem representá-lo.

O POVO QUER SABER

O povo quer saber: É verdade que tem vereador envolvido na cooperativa de transporte escolar? É verdade também que tem servidor, cargo comissionado, lotado na Secretaria Municipal de Saúde, que passa a semana inteira em São Luís, cursando Medicina, e para compensar as faltas diz trabalhar aos sábados, dia em que a secretaria está fechada? Sabe amigos, são fatos da administração Junior Marreca que em nada me surpreendem, embora me causem asco.

JOAQUIM ARAÚJO

Parabéns ao imortal Francisco Araújo, da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, membro-fundador da cadeira nº 25, pela bela e emocionante defesa do patrono Joaquim Araújo. Com isso, a academia inicia o levantamento de registros importantes para a história de Itapecuru e do Maranhão. A próxima defesa será do patrono da cadeira nº 20 João Francisco Lisboa, marcada para o dia 28 de abril, cujo membro-fundador é este colunista.

FICHAS SUJAS

Os gestores itapecuruenses considerados fichas sujas, assim diz o TCE em sua lista prévia amplamente divulgada em seu site oficial, estão irados e chateados com a situação, pois tudo indica que podem ficar fora da disputa do próximo pleito. Desesperados, atiram para todos os lados tentando atingir algum inocente, que nada tem a ver com a prática ilegal cometida por eles, quando administravam recursos públicos. A eles mando um recado: tarde demais, a população já sabe quem são e o que fizeram, e digo mais ainda, a luta para se limparem pode ser inglória. Bom para Itapecuru que merece alguém sério, organizado, competente e responsável para administrá-la.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário